top of page

Hidromel

História

O hidromel é, provavelmente, uma das bebida alcoólica mais antiga da humanidade. Feito originalmente de água e mel fermentados, sua descrição mais antiga pode ser encontrada no Rig-Veda, o Livro dos Hinos dos hindus, datando de cerca de 1.700 a 1.100 a.C.. Chamado de “néctar dos deuses”, o hidromel está presente em mitologias por todo o mundo.

O "vinho de mel", como também é chamado, é comumente associado aos vikings, seus principais consumidores, e foram eles que deram origem ao termo "lua-de-mel": os casais tomavam o hidromel durante um ciclo lunar após o casamento para gerarem filhos homens.

 

Quanto a sua origem, acredita-se que o hidromel tenha sido fabricado inicialmente nas savanas africanas, de forma acidental, quando colméias eram inundadas e a fermentação acontecia naturalmente. Com a constante migração de pessoas da África para outros continentes, o conhecimento sobre o hidromel se espalhou pelo mundo.

 

Apesar de pouco difundida no Brasil, a bebida ficou famosa ao ser citada em livros de renomados escritores que misturam ficção e pesquisa histórica em suas obras, como Harry Potter (J. K. Rowling), Senhor dos Aneis (J.R.R.Tolkien) e A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin).

bottom of page